As ondas cerebrais e a reprogramação mental
As ondas cerebrais são a frequência que o nosso cérebro vai emitindo consoante a actividade que vai tendo ao longo do dia.
No ThetaHealing, como o nome diz, usamos essencialmente a onda cerebral Theta para a cura. Porquê? Porque é aquela que nos permite silenciar a mente racional e entrar num processo profundo de auto-descoberta, abrindo as portas do subconsciente e de toda a nossa história de vida.

1 DELTA
Esta onda corresponde ao estado de sono profundo.
2 THETA:
O estado de Theta é a porta entre o sono profundo e o mundo cá fora. Entramos em Theta quando sonhamos, quando meditamos, quando fazemos hipnose. É a onda cerebral que abre as portas para o mundo do nosso subconsciente e cessa a do mundo racional.
3 ALPHA:
Esta onda corresponde ainda a um estado de relaxamento, mas menos profundo. É aquele em que entramos quando fechamos os nossos olhos e começamos a imaginar...
Ambas as ondas cerebrais Theta & Alpha são usadas para a cura. São as ondas que nos permitem restaurar, reequilibrar e recuperar.
4 BETA:
Esta onda cerebral é aquela que ativamos quando falamos, comunicamos, fazemos coisas... É a que nos permite estar alerta e presentes aqui no mundo exterior.
5 GAMMA:
Esta é a onda com mais velocidade, ativada sempre que aprendemos algo novo, sempre que temos que raciocinar, mas também, quando entramos em altos níveis de stress.
Todas as ondas cerebrais são necessárias. O conflito começa quando há desequilíbrio entre a acção e o relaxamento.
O que é que isto tem a ver com a cura?
Tudo! Não é possível fazer nenhuma mudança, se não mudarmos a frequência energética que criou o problema que queremos cuidar.
Para haver mudança é preciso espaço. No campo da cura, a esse espaço chamamos de estado Theta. O estado em que nos desidentificamos com o problema e criamos espaço para olhar para ele com clareza.
É através desta onda cerebral que conseguimos verdadeiramente mergulhar na origem de um problema que com a nossa mente racional jamais consegueríamos solucionar: porque é que isto me acontece sempre a mim? Porque é que nunca consigo chegar a tempo a lado nenhum? Porquê, porquê?
As respostas estão neste reservatório de memórias a que chamamos subsconsciente.
Mas então o que fazemos no ThetaHealing?
Em primeiro lugar aprendemos a entrar em estado de Theta. Para conseguirmos aceder à essa informação do nosso subconsciente e a identificar as crenças limitantes que andam a bloquear o nosso caminho.
Uma vez identificadas as crenças partimos para a reprogramação mental. Se observarmos uma criança pequena, vamos perceber que na maioria do tempo ela está em Theta. Ela aprende sem filtro. Dizemos a uma criança pequena que agora ela é um coelho, e ela acredita que é um coelho.
Ou seja, ao contrário do que acontece quando estamos em Gamma (aprendemos com o nosso sentido crítico apurado) - em Theta aprendemos por osmose, sem barreira, sem julgamento.
Daí ser tão importante tomarmos atenção em relação ao que dizemos e fazemos perto de crianças pequenas.
Se por um lado, o estado de Theta nos deixa susceptiveis a sermos influenciados de forma negativa sem sermos capazes de criar limites. Por outro, ele é extremamente útil quando queremos reprogramar uma mente viciada em ciclos auto-destrutivos.
O estado de Theta permite calar a mente descrente e abrir espaço para que a mudança profunda possa acontecer.
***
Este artigo foi útil? Deixa-me o teu comentário. A tua opinião é muito importante para mim!