top of page

6 tipos de atracção

Porquê falar dos tipos de atracção?


Porque entendê-los ajuda-nos a ampliar a nossa perspectiva e a identificar os pontos que precisam de atenção dentro da relação.


De alguma forma ou de outra todos nós vamos surfando nos diversos tipos de atracção. Perceber quais estão a necessitar de atenção no relacionamento vai ajudar a remover a estagnação e a potenciar a atracção de forma geral pelo e do nosso parceiro.





1 EMOCIONAL

Surge em primeiro por talvez ser a que mais tem impacto na saúde da relação. Quando estamos bem a relação está bem... Mas poucos casais sobrevivem ao pós "Honey Moon", à fase em que os nossos problemas do dia a dia começam a surgir e as nossas emoções mais densas a vir ao de cima. Sentirmo-nos cuidados nos nossos piores momentos é uma necessidade básica e reflecte o grau de intimidade da nossa relação.


Para reflectir na relação: Sinto-me escutado nas minhas emoções pelo meu parceiro? Ele fica presente quando estou em baixo ou evita-me?

E eu? Sustento o espaço, cuido e nutro o meu companheiro nos seus momentos low?


2 SENSUAL:

A atracção sensual não é necessariamente sexual. Vamos falar delas separadamente aqui. Este nível de atracção diz respeito ao toque, ao abraço, ao ficar de conchinha com essa pessoa. Muitas vezes temos atracção sexual e não temos sensual, e vice versa.


Para manter a porta deste nível de atracção aberta na relação é importante priorizar momentos de carinho, toque e afecto dentro da relação.


3 ROMÂNTICA:

Este é o desejo de viver romanticamente com alguém... Este é um aspecto que é normalmente bastante vivido no inicio de uma relação, mas mais tarde muitas vezes esquecido. Tornamo-nos companheiros, mas perdemos o romantismo.


Para manter o romantismo acesso e com isso a saúde da relação, precisamos priorizar na nossa rotina de casal momentos como saídas e viagens especiais a dois, surpresas... Momentos que alimentem o romantismo na relação.


4 SEXUAL:

A atracção sexual é o desejo carnal de trocar intimamente com alguém. Este é também uma das áreas do mundo do desejo que se perde muitas vezes em relações a longo prazo.


Manter o desejo sexual vivo exige dedicação, presença e criatividade. É natural que o desejo sexual diminua, sendo que um dos factores principais dele é a novidade e o inesperado. Aspectos que se perdem naturalmente numa relação de longa duraçao.


Então, que ideias podemos ter para criar esses momentos inesperados dentro da relação?


5 PLATÓNICA:

Refere-se às atracções baseadas na ilusão de algo perfeito, que por sistema é impossível de alcançar. É como uma fantasia que reflecte profundamente necessidades intrínsecas escondidas.


Se costumas ter "amores platónicos" e pouco vives as tuas relações reais, pergunta-te: quais são as características nesse amor que te fazem sonhar tanto & o que é que elas te fazem sentir. Normalmente o nosso amor platónico reflecte necessidades profundas que estão a precisar de ser olhadas em nós mesmos. Para aprofundar a relação com o teu partner, partilha com ele o que descobriste e procurem juntos uma forma de explorar isso dentro da relação.


6 INTELECTUAL:

"Amo a tua forma de pensar!" - já ouviram falar do conceito "sapiosexual"? Eu acredito que de alguma forma todos nós sejamos um pouco... É difícil manter a conexão dentro de um relacionamento se não houver compatibilidade na forma de pensar e reflectir sobre a vida. O intelectual é o mote para o crescimento e se não sentirmos admiração e atração pela forma como o nosso parceiro pensa - o mais certo é que com o tempo passamos a viver em realidade paralelas e distantes.




Gostaste deste conteúdo? Deixa-nos o teu comentário!!

Featured Posts
Recent Posts
Search By Tags
Segue-nos
  • Facebook - Grey Circle
bottom of page