contactos

telefone

93 654 87 69

instagram

  • Instagram - Black Circle

facebook

  • Facebook - Black Circle
ECSTATIC DANCE.png

Usa o Stress como a tua Meditação

December 14, 2017

"No caminho da meditação, tudo deve ser usado para expandir a nossa consciência, até mesmo o stress. O segredo é experienciá-lo na totalidade"

 

 

 

Uma meditação especialmente dedicada àqueles que, assim como eu, vivem no centro da agitação citadina, onde a pressa e a sensação de falta de tempo são um tópico habitual.  

 


 

Numa sociedade em que o passo é sempre apressado, onde corremos na maior parte das vezes, sem saber para onde, o tema do stress torna-se especialmente importante. Todos nos queremos ver livres dele, principalmente quando ganhamos consciência do mal que esta agitação interna nos faz. 

 

 

 

Como é que nasce o Stress?

Primeiro cria-se uma ideia de alguma coisa que queremos desenvolver e concretizar. Em seguida, é accionado um impulso interno que nos dá a energia necessária para fazermos o que tem de ser feito. 

 

Este impulso energético, quando bem direccionado, permite-nos concretizar a ideia inicial e restabelecer o equilíbrio interno, através da sensação de "dever cumprido".

 

 

"O stress surge de uma força interna com imenso potencial de manifestação"

 

No entanto, nem sempre o canal entre esta força e a concretização  da ideia está limpo. No caminho da manifestação existem diversos factores que a podem impedir, como medos, dúvidas, imprevistos, etc... E quando isso acontece, esta energia, impedida de executar o seu propósito, gera tensão.

 

Essa tensão, se não for libertada, será arrastada para o dia seguinte, somando a outras tensões que fomos acumulando, de tarefas que ficaram por concretizar.

 

 

"Com o tempo o stress torna-se viciante"

 

Por outro lado, sabe-se que esta acumulação nos torna vulneráveis à dependência do stress. É que o stress gera picos de adrenalina, e a adrenalina facilmente gera dependência. Ou seja, quanto mais stress sentimos, mais dependentes dele nos tornamos.

 

Com isso, passamos a procurar cada vez mais situações e desafios que nos geram stress e a perder o foco do que é realmente essencial para a nossa vida. É um mecanismo inconsciente.

 

*

 

Então, o primeiro passo para romper com este ciclo de dependência é tornarmo-nos conscientes deste ciclo vicioso e aliviar a tensão que temos vindo a acumular durante anos, para que possamos equilibrar os níveis de adrenalina do nosso sistema. 

 

Fica então como sugestão, esta meditação de Osho, como uma meditação diária durante 21 dias (lembrando que este é o tempo necessário para reprogramar a nossa mente)! 

 

Com a prática, o vício que te leva a procurar a sensação de stress para a tua vida diária, irá se tornar cada vez menor. Pouco a pouco, redescobrirás que é possível, viver no meio do caos, sentindo paz interior. 

 

 

MEDITAÇÃO: 

 

1. Encontra um espaço seguro onde possas circular com facilidade

 

2. Começa a circular pelo espaço apressadamente: Anda de um lado para o outro como se tivesses de chegar a algum lado importante. Traz atenção a essa força interior que te faz sentir a necessidade de correr e despachar, permitindo que o stress seja experienciado profundamente. Continua a passo rápido, até estares complemente exausto/a, até o teu corpo simplesmente cair no chão. 

 

3. Deixa-te cair no chão: Não deixes que sejas tu a decidir deitar-te. Para experienciares esta meditação no teu máximo potencial, permite-te ir até ao limite.  

 

Quando o teu corpo cair, a tua mente já não terá nenhuma meta em que se fixar, e aí todo o teu Ser estará entregue à mágica da meditação, além da habitual identificação com a mente. 

 

 

Experimenta!! Partilha a tua experiência aqui :)

 

Queres receber as próximas meditações, dicas e artigos no teu e-mail?

 

Inscreve-te na newsletter

Please reload

Featured Posts

COMO O THETAHEALING PODE MUDAR A TUA VIDA

October 3, 2019

1/2
Please reload

Recent Posts

June 12, 2018

October 21, 2017

September 27, 2017

Please reload

Search By Tags
Please reload

Segue-nos
  • Facebook - Grey Circle