contactos

telefone

93 654 87 69

instagram

  • Instagram - Black Circle

facebook

  • Facebook - Black Circle
ECSTATIC DANCE.png

O que são os chakras?

September 27, 2017

 

 

 

Vamos simplificar?

 

Chakras fazem parte do nosso sistema interno, tal como o pulmão, o coração, unhas e pés. Mas é verdade que a expressão "chakra" tem em si uma conotação um quanto esotérica, o que às vezes nos leva a pensar que estamos a lidar com alguma coisa paranormal. 

 

Chakras dizem respeito à nossa energia interna, a que nos tira da cama, que nos permite criar, amar, viver, etc. Ganhar consciência sobre este sistema energético é evoluirmos nesta viagem de descoberta sobre nós mesmos. 

 

 

 

À medida que nos tornamos mais meditativos e conscientes do nosso interior, a experiência desta energia torna-se também mais vivida. 

 

Nesta sequência de textos ChakraFlowing® iremos explorar e apresentar os 7 principais chakras, lembrando que o mais importante não é reter conhecimento teórico, mas sim experimentar e ganhar consciência sobre este sistema energético interno. 

 

Mais importante do que saber se determinado chakra é aqui ou ali, é investirmos na abertura da nossa sensibilidade, para que possamos testar por nós mesmos. Experimentar as múltiplas possibilidades que este sistema nos oferece.

 

 

A minha proposta é: vamos brincar com a nossa energia e ver as mudanças que ocorrem na nossa vida.

 

É isto que fazemos no processo ChakraFlowing.

 

 

 

O QUE SÃO CHAKRAS?


Os chakras são centros energéticos - imagina círculos em espiral - distribuídos ao longo do nosso corpo.

 

Existem 7 centros principais, que vão desde a base da nossa coluna até ao topo da nossa cabeça. Cada um deles associado a determinados aspetos físicos, emocionais e espirituais da nossa vida.

 

 

 

DESEQUILÍBRIOS NOS CHAKRAS 

 

Ao longo da nossa vida, o fluxo da nossa energia interna vai sofrendo desequilíbrios. Existem inúmeras causas para isso, embora as mais fortes estejam relacionadas com situações mais ou menos traumáticas durante a infância, que se vão cristalizando à medida que vamos crescendo. 


Por exemplo, uma criança que é frequentemente punida por correr dentro de casa, poderá desenvolverá um desequilíbrio, entre outros,  no 3º chakra, o centro relacionado com o poder pessoal.

 

Esse desequilíbrio pode-se manifestar tanto pela estagnação da energia neste centro - levando a que esta criança tenha dificuldades em se impor e marcar os seus limites; como por um fluxo de energia excessivo, criando nesta criança uma grande propensão para procurar situações de conflito e onde possa exercer o seu poder sobre os outros.

 

Em ambas as situações estamos perante um bloqueio da fluidez natural da nossa energia, perante um bloqueio que nos impede de viver uma vida de acordo com a nossa verdadeira essência

 

 

CHAKRAS & TERAPIA

 

Cada chakra reflete, então, um aspecto de consciência que é essencial à nossa vida. Este sistema completo, que integra corpo, mente e espírito, oferece, então, uma poderosa ferramenta de crescimento pessoal.

 

Ao trabalharmos directamente no nosso campo energético, estaremos subtilmente a actuar nos diferentes campos da nossa vida: trabalho, relacionamentos, poder pessoal, bem-estar, saúde, espiritualidade, etc.

 

Em terapia (individual ou de grupo) utilizamos exercícios específicos para cada chakra. de forma a permitir que velhos traumas e estagnações de energia possam ser curados, abrindo espaço para que a energia flua naturalmente.

 

 

7 PRINCIPAIS CHAKRAS

 

Nesta sequência de artigos ChakraFlowing vamos explorar todos os 7 chakras do nosso sistema. Abaixo encontras um breve resumo sobre cada chakra. Para mais informação sobre eles, clica na imagem respectiva.

 

Para cada um deles terás um pequeno questionário que te permite avaliar a tua energia interna.

 

Começamos pelo 1º chakra e ao longo das próximas semanas iremos atualizando todos os outros, para que possas ir integrando a informação e experimentando cada meditação e sentir os seus efeitos.

 

Convidamos-te a seguir esta sequência de artigos

 

 

 

Nota: O sistema de chakras é como um mapa interno, que nos indica os diversos pontos energéticos distribuídos ao longo do nosso corpo. Este mapa, que te apresento hoje, é apenas um dos vários mapas de chakras possíveis. Existem várias correntes e filosofias. 

 

 

 

 

1º chakra

local: base da coluna (períneo) 

cor: vermelho

temas: sobrevivência, enraizamento, saúde, instinto, segurança

bloqueio: MEDO

 

JÁ DISPONÍVEL: clica na imagem e acede ao questionário de avaliação

 

 

 

 

 

 

2º chakra 

local: barriga (abaixo do umbigo)

cor: laranja

temas: relacionamentos, intimidade, sexualidade, prazer, emoções

bloqueio: CULPA

 

JÁ DISPONÍVEL: clica na imagem e acede ao questionário de avaliação

 

 

 

 

 

 

3º chakra

local: plexo solar 

cor: amarelo

temas: poder pessoal, integridade, limites

bloqueio: VERGONHA

 

 

JÁ DISPONÍVEL: clica na imagem e acede ao questionário de avaliação

 

 

 

 

 

 

4º chakra

local: centro do peito

cor: verde ou rosa claro

tema: aceitação, compaixão e amor incondicional

bloqueio: RESSENTIMENTO

 

INDISPONÍVEL: conteúdo será atualizado durante as próximas semanas

 

 

 

 

 

 

 

 

5ª chakra

local: garganta 

cor: azul 
tema: criatividade e comunicação

bloqueio: MENTIRA

 

INDISPONÍVEL: conteúdo será atualizado durante as próximas semanas

 

 

 

 

 

 

6º chakra

local: terceiro olho

cor: indigo 

tema: intuição e clarividência

bloqueio: ILUSÃO

 

INDISPONÍVEL: conteúdo será atualizado durante as próximas semanas

 

 

 

 

 

 

 

7º chakra

local: topo da cabeça 

cor: violeta ou branco

tema: conexão com o divino e espiritualidade

bloqueio: APEGO

 

INDISPONÍVEL: conteúdo será atualizado durante as próximas semanas

 

 

 

 

 

nota:

este foi um breve resumo sobre a energia de cada chakra, uma boa forma de começares a ganhar consciência da sua existência dentro de ti. No entanto, à medida que fores avançando neste processo poderás sentir a necessidade de experienciar mais. Está atento(a), iremos explorar mais informação e ferramentas meditativas no nosso blog (subscreve aqui)

 

Se sentires que os Ciclos e Workshops ChakraFlowing te podem ser úteis neste processo de auto-descoberta entra em contacto connosco..  

 

O ChakfraFlowing é um resgate das nossas capacidades e qualidades essenciais... Transmutar o nosso lado sombra, cristalizado por condicionamentos que fomos sofrendo ao longo da vida. Abrir espaço para que a nossa essência possa fluir naturalmente. 

 

 

 

Para mais informação sobre os eventos ChakraFlowing acede à nossa agenda

 

 

 

Partilha as tuas experiências e dúvidas connosco aqui

 

 

 

 

 

Please reload

Featured Posts

COMO O THETAHEALING PODE MUDAR A TUA VIDA

October 3, 2019

1/2
Please reload

Recent Posts

June 12, 2018

October 21, 2017

September 27, 2017

Please reload

Search By Tags
Please reload

Segue-nos
  • Facebook - Grey Circle