contactos

telefone

93 654 87 69

instagram

  • Instagram - Black Circle

facebook

  • Facebook - Black Circle
ECSTATIC DANCE.png

MEDITAÇÃO TERAPÊUTICA: meditação do mês

May 18, 2017

A medicina moderna, apesar de todos os seus avanços, sabe menos de 10% do que o teu corpo já sabe instintivamente

Deepak Chopra

 

 


Um sintoma é um sinal de que alguma coisa precisa de atenção, precisa de mudar dentro de nós. No entanto, na maioria das vezes, quando sentimos dor focamo-nos em nos livrar dela, tomamos medicação para aliviar o sintoma e continuar a nossa vida ao ritmo a que estamos acostumados.

 

 

O que acontece nestas situações é que os sintomas continuam a surgir, muito possivelmente cada vez com mais intensidade, até aprendermos a ouvi-los; até transformarmos nas nossas vidas aquilo que o nosso corpo nos mostra que temos de transformar.

 

 

Hoje começam a surgir estudos que relacionam acontecimentos traumáticos ao aparecimento de certas doenças, como cancro, doenças auto-imunes, etc. Sabemos que o nosso estilo de vida nos causa ansiedade e stress. Sabemos que o stress é um dos factores mais determinantes no aparecimento da Doença. Então, os sintomas surgem para nos avisar que devemos parar, que devemos dar mais atenção a nós mesmos, que devemos olhar e curar emoções que reprimimos…

 

 

Se tens algum sintoma/dor presente em ti neste momento, estás a receber a mensagem de que  há alguma coisa  para transformar. Lembra-te que o nosso corpo é uma fonte vasta de sabedoria e tudo aquilo que ele faz é no sentido da cura… Ele envia-nos constantemente mensagens subtis.

 

 

Para conseguirmos ouvir as mensagens do nosso corpo precisamos de criar tempo e espaço - com regularidade - para o fazer.

 

 

 

MEDITAÇÃO

 

Esta meditação serve como uma ponte de comunicação entre ti e o teu corpo. Recomendo que a faças todos os dias, durante 10/15 minutos. Deita-te ou senta-te, se prefires coloca um despertador baixinho - é natural que adormeças às vezes - e uma música de fundo relaxante.

 

1. Começa por trazer atenção para a tua respiração, sem a querer mudar, apenas respira e observa a respiração… Respira pela boca, respirações profundas e suaves.

 

2. E à medida que respiras traz atenção para o teu corpo, sente-o como um todo: sente o peso dele no chão (ou no sofá, cama…). E por alguns segundos deixa-te ficar a sentir o corpo como um todo…

 

3. E depois deixa que a tua atenção se mova para onde for chamada, vais sentir… quais são as zonas do corpo que merecem mais atenção hoje: alguma dor? Alguma tensão? (lembra-te que sintomas são sinais, são a forma do nosso corpo tentar comunicar conosco), vai lá, e deixa que o corpo fale….E apenas permanece lá, respirando e dando atenção… Permite-te ouvir o que ele tem para te dizer.

 

 

 

Notas: à medida que fores fazendo esta meditação vais notar que todos os dias são diferentes, é natural que haja dias em que vás adormecer, deixa-te ir, é porque precisas, só isso já é fazeres muito por ti mesmo; noutros dias, terás muitos pensamentos, deixa-os fluir e deixa que naturalmente surjam os insights que precisas; podem também surgir imagens, quase como se tivesses a sonhar, pode parecer confuso no inicio… Não te preocupes, à medida que fores fazendo mais vezes esta meditação tornar-se-à mais fácil manteres-te consciente de tudo o que acontece e os insights começaram a ser mais claros… Os insights podem surgir também mais tarde, durante o resto do dia, na manhã do dia seguinte ao acordar, etc.

 

 

Experimenta!! Partilha a tua experiência aqui :)

 

Queres receber as próximas meditações, dicas e artigos no teu e-mail?

 

Inscreve-te na newsletter.

 

 

 

Please reload

Featured Posts

COMO O THETAHEALING PODE MUDAR A TUA VIDA

October 3, 2019

1/2
Please reload

Recent Posts

June 12, 2018

October 21, 2017

September 27, 2017

Please reload

Search By Tags
Please reload

Segue-nos
  • Facebook - Grey Circle