contactos

telefone

93 654 87 69

instagram

  • Instagram - Black Circle

facebook

  • Facebook - Black Circle
ECSTATIC DANCE.png

MÓDULO 1 : MEDITAR 

 

REJEIÇÃO | ACEITAÇÃO

 

De que espaço lidamos com o nosso mundo interior? Rejeitamos as nossas emoções ou olhamos para elas dum espaço de aceitação?

 

Se começarmos a observar esta questão em nós, o mais provável é chegarmos à conclusão de que na maior parte do tempo tentamos fugir de nós mesmos. Para a maioria de nós só a possibilidade de ficarmos sós sem nada para fazer é extremamente assustadora. Preferimos ficar agarrados a um telefone, a ler um livro, a ver televisão ou imaginar alguma coisa para o futuro, a ter de lidar com aquilo que nos parece demasiado obscuro para enfrentar: o nosso mundo interior.

 

A quantidade de informação e requisição a que estamos expostos hoje em dia faz com que o reconhecimento deste medo seja confundido com a falta de tempo. Mas este é o primeiro passo para a meditação, compreender os medos que nos fazem resistir ao processo meditativo.

 

Este medo e as consequentes estratégias de resistência foram desenvolvidas num período precoce da nossa vida, quando eramos crianças indefesas. Nesta fase da nossa vida fomos expostos em menor ou maior intensidade a situações mais dolorosas, que dada a nossa excessiva vulnerabilidade, foram extremamente penosas.

 

Como forma de sobrevivência, fomos desenvolvendo estratégias que nos permitissem afastar dessa dor. Todas estas estratégias foram necessárias desenvolver, sendo que nessa altura não tínhamos estrutura para sobreviver a sensações tão intensas

 

No entanto, uma vez crescidos, estas estratégias de resistência limitam a possibilidade de vivermos uma vida plena. Por essa razão, o objetivo final deste módulo é transcender o nossos medos e resistências para que possamos entrar num espaço de paz e silêncio interno,  num espaço de meditação.

 

Para que isso aconteça, começamos pelo corpo. Existem medos e bloqueios que residem no nosso inconsciente e, por isso, mais difíceis de reconhecer. Por isso começamos pelo corpo, “o corpo não mente”. O corpo é a expressão do que está no nosso inconsciente, sendo por isso a sua observação a forma mais fácil de identificar bloqueios.

 

Nestas sessões começamos por ganhar consciência corporal e daí partir para a identificação dos nossos bloqueios e para o reconhecimento das nossas emoções e pensamentos, etc.

 

No processo deste módulo aprendemos que lutar contra este nosso mundo interior, seja pela negligencia ou pelo confronto, é o mesmo que lutar contra nós mesmos. É uma luta sem fim que nos retira a nossa energia. Por essa razão é podemos ver o cansaço associado a desgastes emocionais. A única possibilidade de transcender qualquer estado emocional passa pela aceitação incondicional dessa emoção. Só quando damos espaço e deixamos de lutar é que a cura pode acontecer.

 

Neste módulo vamos então explorar:

-A aceitação do momento presente

-A consciência corporal

-A consciência emocional

-O processo de transformação