contactos

telefone

93 654 87 69

instagram

  • Instagram - Black Circle

facebook

  • Facebook - Black Circle
ECSTATIC DANCE.png

FOCUSING

A ansiedade, a dor, a tristeza, o medo são todas emoções que não queremos sentir. Por isso, tentamos reprimi-las e fazer com que desapareçam. Às vezes tentamo-nos distrair (com televisão, a ler, a passar o tempo no facebook, etc), outras vezes tentamos ultrapassar essa emoção procurando uma solução no exterior: "se mudar de trabalho, não me vou sentir tão stressado/a;" ou "se arranjar um namorado, vou-me deixar de sentir sozinha e triste". Mas na realidade nenhuma destas estratégias funciona, e naturalmente entramos num looping de satisfazer "desejos" que nunca terminam. A dor, o medo, a ansiedade, acabam sempre por voltar. Tentamos fugir, mas elas continuam lá.

 

Estas emoções não passam apenas de sensações momentâneas normativas à nossa experiência como humanos. No entanto, se continuarmos a ignorá-las e reprimi-las podem começar a manifestar-se de formas intrusivas e nefastas...  Tal como o sufi Rumi defendia: A cura para a dor, está na dor!

 

A única possibilidade de transformar passa por trazer atenção e consciência a esse espaço.

 

Num espaço seguro e de aceitação a terapia de focusing tem por objetivo levá-lo a conhecer as profundezas das suas emoções e de si mesmo e a resgatar a sua mestria sobre si próprio. Nesta sessão vai ser guiado a focar-se num aspecto/problema particular da sua vida que queira explorar mais profundamente. Isto vai ajudá-lo a desenvolver as competências e a presença necessária para se tornar mais consciente do que acontece dentro de si. Irá conseguir obter um entendimento mais claro sobre a situação. O Focusing mostrar-lhe-á como parar um padrão repetitivo e criar espaço para novas possibilidades.